quinta-feira, 9 de junho de 2011

A escultura gótica

Do modo geral,a escultura gótica estava associada a arquitetura.Nos tímpanos dos portais ou no interior das grandes igrejas,os trabalhos escultórios enriqueciam as construções e documentavam,na pedra,os aspectos da vida humana mais valorizados na época.
É interessante destacar dois exemplos de esculturas que ornamentam duas igrejas alemãs
O cavaleiro:



e a Nobre uta:



No século XIII,já encontramos algumas obras de escultura com sua autoria danificada. É o caso,por exemplo,dos trabalhos escultóricos de Giovanni pisano.Entre suas muitas obras,despertam bastante interesse dos púlpito da igreja de santo André.
Entre os baixos-relevos do púlpito,a cena da crucificação,esculpida entre outras cenas religiosas,consegue comunicar com intensidade dramática,os sentimentos de dor e sofrimento.


A conceção de figura isolada-sem o suporte de uma coluna,tímpano ou parede-e a postura da imagem são indícios de que pisano estudou com atenção a escultura greco-romana do período clássico.Diferentemente de uma estátua românica típica- em que Maria seria representada rigidamente sentada com o menino jesus nos joelhos-,a figura está de pé e segura o menino com o braço esquerdo.Nesse detalhe reside um aspecto de sugestiva naturalidade: Maria parece segurar o filho com esse braço de modo que a mão direita fique livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário